A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é uma técnica utilizada para avaliar as condições de trabalho e identificar riscos ergonômicos, a fim de propor soluções para melhorar as condições de trabalho e garantir a saúde e segurança do trabalhador. A AET é aplicada em diversas atividades laborais, considerando aspectos físicos, cognitivos, organizacionais e ambientais, e traz benefícios como redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, aumento da produtividade, melhoria da qualidade de vida do trabalhador e atendimento a exigências legais.
A Quadrívio adota em seus projetos e consultorias um mindset que possibilita transformar riscos em oportunidades reais de aumento de produtividade, qualidade, segurança, sustentabilidade, redução de custos operacionais, redução de tributos e conformidade legal
Nossos clientes são pessoas! Estamos sempre em pé e à ordem para atendê-los de forma personalizada, e juntos, construirmos soluções exequíveis e eficazes, justas e perfeitas!
Ao avaliar e solucionar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho, a AET contribui para a redução de doenças e lesões ocupacionais, diminuição do estresse e da fadiga, e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
a AET identifica e propõe soluções para riscos ergonômicos no ambiente de trabalho, o que contribui para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
a AET pode melhorar a eficiência do trabalho e reduzir os tempos de execução das tarefas, aumentando a produtividade e contribuindo para a otimização dos processos de trabalho.
AET é necessária sempre que houver atividades laborais que possam apresentar riscos ergonômicos para o trabalhador. No Brasil, é exigido por lei que a AET seja realizada em atividades consideradas de risco ergonômico à saúde do trabalhador. Além disso, a AET pode ser realizada preventivamente, visando à melhoria das condições de trabalho e sua adaptabilidade às necessidades do trabalhador.
A AET deve ser realizada por um profissional especializado em ergonomia, que pode ser um engenheiro, um fisioterapeuta, um ergonomista, entre outros. É importante que o profissional tenha conhecimento científico na área de ergonomia.
As principais etapas da AET são: Levantamento de informações sobre a atividade laboral e o ambiente de trabalho; análise ergonômico propriamente dita, que envolve a observação do trabalhador em sua atividade laboral, avaliação de posturas, movimentos e esforços, identificação de riscos ergonômicos e propostas de soluções para esses riscos; implantação das soluções propostas; e acompanhamento dos resultados obtidos.
Entre os riscos ergonômicos mais comuns encontrados em ambientes de trabalho são: movimentos repetitivos, posturas inadequadas, esforços físico excessivo, vibrações, ruídos, iluminação inadequada, temperatura inadequada, entre outros.
Os resultados da AET são utilizados para propor soluções para os riscos ergonômicos identificados e para melhorar as condições de trabalho, garantindo a saúde e segurança do trabalhador. As soluções propostas devem ser acompanhadas para avaliar resultados obtidos e, se necessários, realizar ajustes para garantir a efetividade das soluções implementadas.