O LTCAT é a sigla para Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Trata-se de um documento que deve ser elaborado por um profissional engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho e tem como objetivo avaliar as condições ambientais de trabalho em uma empresa, identificando se há ou não exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à saúde.
A Quadrívio adota em seus projetos e consultorias um mindset que possibilita transformar riscos em oportunidades reais de aumento de produtividade, qualidade, segurança, sustentabilidade, redução de custos operacionais, redução de tributos e conformidade legal
Nossos clientes são pessoas! Estamos sempre em pé e à ordem para atendê-los de forma personalizada, e juntos, construirmos soluções exequíveis e eficazes, justas e perfeitas!
O LTCAT permite identificar os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estão expostos, permitindo a implementação de medidas de prevenção e controle desses riscos.
Com a identificação dos riscos e a implementação de medidas de prevenção, há uma redução no número de acidentes e doenças ocupacionais, o que pode resultar em uma redução de custos com afastamentos, processos trabalhistas e ações regulatórias.
O LTCAT é um documento exigido pela Previdência Social e seu cumprimento é obrigatório para todas as empresas que possuam empregados.
O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de trabalho) é um documento que tem como objetivo identificar os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estão expostos.
O LTCAT deve ser elaborado por um profissional capacitado em Engenharia de Segurança do Trabalho ou Medicina do Trabalho.
O LTCAT deve ser elaborado sempre que houver mudanças nas condições de trabalho que possam interferir na exposição dos trabalhadores aos riscos ocupacionais.
O LTCAT não possui uma validade definida, mas é recomendado que seja atualizado sempre que houver mudanças significativas nas condições de trabalho.