Os treinamentos de segurança e saúde do trabalho são atividades que têm como objetivo orientar e capacitar os trabalhadores sobre os riscos presentes em suas atividades e como preveni-los. Esses treinamentos são fundamentais para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, além de contribuir para a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
A Quadrívio adota em seus projetos e consultorias um mindset que possibilita transformar riscos em oportunidades reais de aumento de produtividade, qualidade, segurança, sustentabilidade, redução de custos operacionais, redução de tributos e conformidade legal
Nossos clientes são pessoas! Estamos sempre em pé e à ordem para atendê-los de forma personalizada, e juntos, construirmos soluções exequíveis e eficazes, justas e perfeitas!
Ao capacitar os trabalhadores sobre os riscos e medidas de prevenção, a empresa reduz a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, o que evita prejuízos financeiros, interrupções na produção e melhora o clima organizacional.
Trabalhadores mais capacitados e conscientes de suas responsabilidades tendem a ser mais produtivos e a apresentar um melhor desempenho em suas atividades.
A realização de treinamentos é uma obrigação legal, prevista em diversas normas regulamentadoras, como a NR-05 (CIPA) e a NR-35 (Trabalho em Altura), entre outras. O não cumprimento dessas obrigações pode gerar sanções e multas.
Existem diversos treinamentos obrigatórios previstos em normas regulamentadoras, como NR-05 (CIPA), NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual), NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), NR-12 (Máquinas e Equipamentos), NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), entre outras.
O programa de treinamento deve ser elaborado de acordo com as necessidades da empresa e dos trabalhadores, levando em consideração os riscos existentes nas atividades desenvolvidas. É importante definir os objetivos, conteúdos, metodologia, carga horária, frequência e avaliação do treinamento.
É importante escolher um instrutor ou empresa que possua conhecimento técnico e experiência na área de segurança e saúde do trabalho, que esteja atualizado com as normas e legislações aplicáveis e que ofereça um treinamento de qualidade, com conteúdo claro e objetivo.
A eficácia do treinamento deve ser avaliada por meio de indicadores, como a redução de acidentes e doenças ocupacionais, a melhoria do desempenho dos trabalhadores, o aumento da produtividade, entre outros.